Os anos Iniciais do Ensino Fundamental contemplam estudantes 1º ao 5º ano e agregam estudantes entre 6 a 10 anos de idade, em média. A proposta pedagógica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental Anos Iniciais é a progressão do conhecimento por meio da consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural dos estudantes, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender, desenvolvendo novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos, contribuindo, desta forma, para a formação integral do estudante.

A organização estrutural do trabalho pedagógico dos Anos Iniciais se dá por cinco áreas do conhecimento com suas competências específicas que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares, a saber:

  1. Linguagens

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.

  1. Matemática

Componente curricular: Matemática.

  1. Ciências da Natureza

Componente curricular: Ciências.

  1. Ciências Humanas

Componentes curriculares: História e Geografia.

  1. Ensino Religioso

Componente curricular: Ensino Religioso.

 

Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de cada uma dessas cinco áreas, cada componente curricular possui um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos), que se organizam em unidades temáticas e expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.