A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Ao considerar esse desenvolvimento integral, ressalta-se a indissociabilidade entre educar e cuidar no atendimento às crianças.
De acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), a BNCC estabelece que devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles:
- Conviver
- Brincar
- Participar
- Explorar
- Expressar
- Conhecer-se
Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece cinco campos de experiências, são eles:
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária:
- Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
- Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
- Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
A Educação Infantil é oferecida em creches para crianças até três anos e em pré-escolas para aquelas de quatro e cinco anos.
Atualmente, em Barra Mansa, contamos com nove creches em pleno funcionamento, proporcionando atendimento a cerca de 830 crianças. Essas crianças estão distribuídas entre os regimes parcial e integral, garantindo assim uma oferta abrangente de cuidados e educação para os pequenos em nossa comunidade.
A Secretaria Municipal de Educação está em processo de construção de cinco novas creches nos bairros Nova Esperança, Vila Ursulino, Vista Alegre, Boa Vista e Colônia Santo Antônio. Após a conclusão dessas obras, estimamos atender cerca de 500 crianças (em caso regime integral) ou cerca de 1.000 crianças (em caso de regime parcial).
Nosso município conta com 45 unidades escolares que possuem turmas de Pré-escola, com atendimento aproximado de 2.474 crianças. Estas estão distribuídas em turmas de Pré I e Pré II, recebendo assim cuidados e educação adequados à sua faixa etária e fase de desenvolvimento.
A diretriz de trabalho da Educação Infantil envolve o trabalho com projetos, que significa dar um novo sentido ao processo de ensino-aprendizagem. Eles devem partir da necessidade das crianças de resolver problemas da sua realidade, como sujeitos ativos neste processo de construção, execução e avaliação do projeto. Desta forma, a aquisição do conhecimento acontece de forma significativa.
A parte diversificada da matriz curricular consiste em aulas de Educação Física, Musicalização, Leitura e TecnoMaker. Enquanto as creches oferecem as três primeiras disciplinas, todas as quatro são oferecidas na pré-escola.